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O grupo ampliou seus negócios em 2016, com o ingresso no mercado de academias de Artes Marciais, surgindo primeiramente o Kyokushin Brasília Dojo. No entanto, em seu primeiro ano, percebeu-se a deficiência de academias com um processo de desenvolvimento humano em Brasília, fortalecendo nesse segmento com a introdução de diversas modalidades com a escolha a dedo de seus profissionais. Foi então que surgiu o IBD - Instituto Brasília Dojo - em um ambiente familiar e com foco no desenvolvimento humano do praticante de artes marciais. 

 

O Instituto Brasília Dojo é uma empresa com sede em Brasília/DF, que oferece aulas de diversas artes marciais, bem como ginásticas funcionais, com professores capacitados. Além disso, promove eventos técnicos com lutadores de expressão mundial, no intuito de desenvolver física e emocionalmente os atletas e lutadores amadores da cidade. A academia conta, em sua direção, com uma pedagoga, uma psicóloga, um administrador de empresas e um educador físico. 

 

Com nove anos de existência e já consolidada no mercado, o IBD é um centro de treinamento das artes marciais, que alia o ensinamento e difusão da filosofia budô, com a missão de trazer o melhor do mundo dos esportes de luta para nossos alunos. 

 

As bases filosóficas da arte marcial estão em três diretrizes básicas:

  • Bu-jutsu: arte marcial;

  • Bushido: “caminho do guerreiro”, corresponde a um código de honra;

  • Budô: compreendido como a relação entre ética e a cultura japonesas; aprender com os desafios; não desanimar diante das adversidades; ser disciplinado e respeitar o oponente, são alguns dos ensinamentos do Budô, que traz o autoconhecimento. 

 

As artes marciais são conhecidas por proporcionarem desenvolvimento pessoal, físico, motor e competitivo, mas também são grandes aliados na formação de caráter, aumento da autoestima, bem como da autoconfiança. Não se pode esquecer do grande auxílio que o treinamento marcial traz para a formação de disciplina e autocontrole das crianças e jovens.

 

Nos ambientes de construção e desenvolvimento infanto e juvenil, procura-se formar indivíduos com hábitos e condutas conscientes e críticas ao que acontece ao seu redor, que busca por uma sociedade harmônica, observando as regras de cortesia e abstendo da violência. E nesse sentido, trabalha o treinamento das artes marciais, tornando-se importante aliado do processo de ensino-aprendizagem da escola, já que consta, inclusive, no Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) dentro do bloco de conhecimento, ao lado de esportes, jogos e ginásticas.

 

As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê.

Parâmetros Curriculares Nacionais / Educação Física – 1997

 

Juntos, escola e arte marcial, podem desenvolver de forma diferenciada os alunos, já que, pelos treinos de lutas com o fomento das diversas habilidades citadas, aliados ao currículo escolar, pode-se promover o melhor desempenho em todas as vertentes escolares.

NOSSO DOJO: 

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